Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

2018 Em Livros_ Top 5 Favoritos.jpg

 

Olá a todos, bem-vindos a mais um Top de final de ano. Esta semana decidi não fazer a opinião semanal, porque quero guardar esse livro (“Fahrenheit 451” de Ray Bradbury) para começar um tipo de conteúdo novo no próximo ano.

Sendo assim, hoje vamos ao Top que interessa: o Top dos 5 melhores livros que li em 2018.

 

5º Lugar

“O Monge que Vendeu o Seu Ferrari” de Robin Sharma

 

 

Adoro ler best-sellers de desenvolvimento pessoal. Neste livro temos a história de um advogado que muda completamente o seu estilo de vida após um problema de saúde grave que o obriga a repensar toda a sua vida. Gostei da forma como nos mostram que nem só de dinheiro, sucesso profissional e stress vive o Homem. Existe mais para além daquilo que conhecemos e não devemos julgar modos de vida, só por serem diferentes do habitual. A mensagem principal será sempre: o que importa é ser feliz.

 

 

4º Lugar

“13 Minutos” de Sarah Pinborough

 

A história deste livro começa com a adolescente Natasha que esteve morta durante 13 minutos num lago gelado até ser salva. A partir daqui a trama é contada e ligada por vários pontos de vista, sem que o desfecho seja evidente até o final do livro.

Adorei este livro, relata bem o pensamento dos jovens nesta era de estatutos, redes sociais e veneração da imagem. A forma como todos os personagens são interligados é genial e se juntarmos a isto um final surpreendente, temos um livro espectacular. Fiquei fã da autora.

 

 

3º Lugar

“Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie

 

Mais um livro de desenvolvimento pessoal que entra nesta lista. Editado em 1937, a utilidade do seu conteúdo mantém-se bem actual e a prova disso é que continua a ser um dos livros mais vendidos todos os anos. Somos apresentados com várias técnicas para de forma honesta conseguirmos influenciar e tirar o melhor partido, seja profissional ou pessoal, de todos os que nos rodeiam ao longo da nossa vida. Muitas destas técnicas são tão simples que até faz confusão como é que obtêm resultados tão bons, ao mesmo tempo, que não percebemos o porquê de não as utilizarmos sempre. Será relido já em 2019 e espero que a cada nova leitura, consiga sempre aprender algo novo e extrair dele a quantidade enorme de ensinamentos que possui.

 

2º Lugar

“Menina Boa, Menina Má” de Ali Land

 

Há livros que nos saltam à vista e simplesmente não conseguimos resistir e têm que fazer parte da estante lá de casa. Foi este o caso, não tive mais de 10 minutos na livraria, numa daquelas tantas vezes que vou lá “só para ver” e acabo por trazer sempre algum livro.

Em relação ao enredo temos uma jovem que se vê obrigada a denunciar a mãe, uma assassina em série, e que depois disso vai para uma família de acolhimento, um casal já com uma filha, que como seria de esperar não reage bem. Por causa da profundidade e contradições interiores da personagem principal e como tudo se vai desenrolando à sua volta, achei que dificilmente iria ler algo tão bom.

Acho que este segundo lugar, noutros anos seria muito provavelmente o melhor livro do ano. Muito bom, adorava que mais pessoas o conhecessem e espero com curiosidade pelo próximo livro desta autora.

 

1º Lugar

 

“Por Trás dos Seus Olhos” de Sarah Pinborough

A única repetente deste Top e bem merece! Quando li “13 Minutos” gostei tanto que quando me aconselharam este livro, tive medo de o comprar porque não acreditava que a autora conseguisse fazer melhor. Mas como estava enganado… Por muito incrível que tivesse sido “13 Minutos”, “Por Trás dos Seus Olhos” consegue ser melhor ainda! Parece que temos nesta história o típico triângulo amoroso, mas é muito mais que isso, e mesmo quando pensam que já sabem tudo, acreditem ainda não sabem tudo, final absolutamente absurdo de tão bom que é! Livro espectacular que se tornou o barómetro pelo qual tenho medido todas as leituras desde então…

 

 

E então gostaram deste Top? Já leram algum? Qual destes desperta maior curiosidade? Qual foi o vosso Top deste ano?

2019 está aí a chegar e queria desejar a todos Boas Festas e que tudo aquilo que desejam se concretize. Até à próxima!

 

 

2 comentários

Comentar post