Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

autores-billboard

2.jpg

 

 

Olá pessoal, preparados para entrar em 2020? Antes de irem mandar os foguetes e divertirem-se pela última vez em 2019, fiquem com a segunda parte do Top 10 de melhores livros do ano:

 

 

 

5º Lugar

 

"O Homem dos Sussurros” de Alex North

 

Desde o início este livro foi um desassossego completo. Fui avançando sempre a medo, mas sem conseguir para. É daqueles que ficará muito tempo na minha memória. Teve momentos de terror, mas não é só um livro de terror, pelo menos não para mim…

 

 

4º Lugar

 

"Se esta rua falasse” de James Baldwin

 

Escrito há muito tempo, demorou demasiado tempo até ser editado em Portugal, mas mais vale tarde que nunca. É, para mim, o livro sobre racismo e que melhor descreve as limitações a que estiveram sujeitos todos os que sofreram pela cor da sua pele. Adorei-o, tem ensinamentos importantes e uma escrita espectacular. De certeza será um autor que irei voltar a ler.

 

 

3º Lugar

 

“Os Homens que Odeiam as Mulheres” de Stieg Larsson

 

Estreei-me finalmente este ano com a Saga Millenium e muita pena tenho de ainda não ter conseguido voltar a esta saga. Adorei a história, as personagens, as surpresas, tudo. Tive vontade de despachar logo a saga toda, mas achei por bem ir lendo-a com algum tempo entre os livros. É incrível, como ainda me recordo de quase tudo sobre este livro. É esta a marca que me faz querer voltar e em 2020, fica aqui escrito, pelo menos mais dois livros desta saga serão para ler.

 

 

2º Lugar

 

“O Homem das Castanhas” de Søren Sveistrup

 

Durante muito tempo e até mesmo enquanto fazia este Top, achei que este seria o primeiro classificado. Li-o num instante, não consegui parar enquanto não cheguei ao fim. Muito bem construído e surpreendente. Fica em segundo lugar, o que sendo óptimo, é quase injusto uma vez que é quase impossível competir com quem escreveu o primeiro…

 

 

1º Lugar

 

“A Grande Solidão” de Kristin Hannah

 

 É Kristin Hannah! Está tudo dito! Esta mulher escreve de uma maneira que me faz sentir coisas por personagens que não existem (e que ainda assim, tem mais personalidade e profundidade que certas pessoas que conheço) e que mesmo assim acho que nunca vou conseguir esquecer. As histórias são profundas, duras e neste caso, com o Alasca como pano de fundo, tudo se torna, literalmente, mais frio e sombrio. Actualmente é a minha escritora favorita, mas reconheço que os livros de Kristin Hannah têm que ser consumidos com moderação. Nem pensar em ler dois em meses consecutivos, é emoção a mais para um homem só!

 

 

E vocês leram algum destes livros que estão neste Top? Gostaram? Algum destes foi uma desilusão para vocês? Foi um grande ano, muitos livros que não estão neste top também foram muito bons e só espero que em 2020 se repitam estas leituras maravilhosas! A todos uma grande passagem de ano e que em 2020 as boas leituras só parem no dia 31! Obrigado a todos e até à próxima!