Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

autores-billboard

20180901_123255.jpg

 

 

Olá pessoal, aqui está mais uma opinião fresquinha. Como estão essas leituras de início de ano? Costumam fazer uma lista de leitura mensal, trimestral, semanal? Ou não fazem uma precisão sequer? Desta vez um livro de não-ficção de um autor dos quais já li “Sapiens” e “Homo Deus”. Aqui temos “21 Lições para o Século XXI” de Yuval Noah Harari editado em Portugal pela Elsinore.

 

1.png

 

 

Depois de “Sapiens” se focar no passado e “Homo Deus” no futuro, este livro foca-se nos desafios específicos que a humanidade vai enfrentar neste século. Eu já tinha gostado muito dos dois livros anteriores e claro que este também me despertou muito interesse porque, parecendo que não, quem é que não gostaria de saber como é que vai ser o nosso futuro? Será melhor ou pior do que aquilo que nos tem sido dito? Dará para prevê com exactidão ou temos sempre um factor desconhecido que pode transformar o futuro de uma forma radical que não tenhamos conseguido prever? Será a humanidade completamente aniquilada pelas máquinas que criou?

 

2.png

 

Como sempre o autor aborda vários temas como o trabalho, civilização, tecnologia, terrorismo, nacionalismo e por aí fora, não se limitando a dizer como é que cada um destes temas está no presente, mas como é que ele vê o desenvolvimento deles no futuro.

Relata as diferenças de comportamento, a forma como a informação no passado permitia um certo tipo de previsões e como é que agora, e no futuro, tudo isso mudará. Acho que como todos nós temos visto o futuro é-nos pintando como sendo repleto de desafios e dificuldades, onde a falta de entendimento entre as nações num mundo completamente globalizado, faz antever o pior.

 

3.png

 

Por falar em pior, também as alterações climatéricas marcam presença neste livro. Além de sabermos e não podermos negar que as alterações estão aí, foi muito surpreendente para mim (que só vejo as alterações climatéricas como a destruição do planeta e extinção da vida nele) que ainda haja quem olhe para uma catástrofe destas e veja algum benefício nisso… Grandes filhos da Putin!!

 

4.png

 

Mais uma vez, adorei o livro, o autor apresenta-nos um futuro repleto de desafios e que poderia facilmente entrar num estilo sensacionalista e de desgraça, mas o autor limita-se a relatar os factos que conhecemos hoje e tenta perceber como é que as acções de hoje irão transformar o dia de amanhã. Recomendo, a todos quantos gostem de estar informados sobre estes temas.

 

5.png

 

A leitura é fácil, a linguagem é simples e os temas são abordados de forma concisa e objectiva. Foram 4 estrelas no Goodreads e espero que coisas daquele futuro não se concretizem, mas isto, quem tem Putin, Bolsonaro e Trump a mandar sujeita-se a tudo, até à paz. Porque basta rebentarem com o planeta (ou pelo menos com os humanos) e aí a paz durará para sempre! Obrigado a todos, comentem e boas leituras!

 

6.png

 

7.png