Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

saldos-billboard

AMeninaSilenciosa1.png

 

 

Olá pessoal, como estão? Essas leituras estão em grande? Já têm o vosso favorito de 2020 escolhido? Eu devo confessar que ainda não comecei a pensar nisso, mas é certo que farei novamente um top de melhores do ano e também de desilusões. Talvez das maiores desilusões seja mesmo o facto de não ter conseguido manter a minha participação activa nos projectos em que estava a participar, como foi o caso deste projecto criado pela pela @mjoaocovas_livros_gosto e pela @mjoaodiogo, o Clube de Leitura Sebastian Bergman.

Vamos falar daquele que é o quarto livro da série e que deveria ter sido lido em Agosto, mas como bom atrasado que sou, só o comecei em Setembro. Temos então “A Menina Silenciosa” (título original: Den Stumma Flickan) da dupla Hjorth & Rosenfeldt, editado em Portugal pela Suma de Letras. Neste quarto livro, a equipa de investigação que conta com o nosso bem conhecido Sebastian Bergman vê-se num beco sem saída quando o principal suspeito de um assassinato de uma família de quatro (pai, mãe e duas crianças) é também ele encontrado morto. Até que o aparecimento de Nicole, uma criança e a única testemunha do homicídio, traz nova esperança, para logo se desvanecer quando se apercebem que o trauma deixou esta menina muda. É, no entanto, persuadida a desenhar e é a partir daí que ela vai mostrando aquilo que viu.

 

AMeninaSilenciosa2.png

 

 

Gostei muito da forma como o caso e principalmente como a ligação da pequena Maria e de Sebastian foi feita. Permitiu-nos ver como era Sebastian antes do desastre familiar que lhe mudou a vida. Como consequência disso ainda fomos vendo como todo esse envolvimento mexia com a parte psicológica de Sebastian. É, sem dúvida, uma grande personagem, cheio de defeitos, mas também algumas virtudes. Acima de tudo é uma personagem completa que nos faz adorá-lo e odiá-lo no mesmo capítulo!

 

AMeninaSilenciosa3.png

 

Outra grande qualidade destes dois autores é o tempo que dedicaram a desenvolver as personagens secundárias com as quais ao fim destes livros todos já estamos familiarizados, mas aqui ainda destacava a evolução de Billy e como esta personagem foi crescendo ao longo desta série e que parece cada vez mais uma das personagens que mais queremos acompanhar.

Gostei do ritmo do caso, dos desenhos, das reviravoltas e da forma como esta dupla nos consegue deixar sempre pendurados a ansiar pelo próximo livro. Até no livro anterior, que foi para mim o mais fraco de todos, acabou de tal forma pendurado que me deixou a desejar que todo o livro tivesse sido assim.

 

AMeninaSilenciosa4.png

 

Voltando à “A Menina Silenciosa”, foi uma história muito boa e teve muito perto de levar as 5 estrelas, se calhar até é injusto da minha parte, porque embora tenha sido muito bom, não conseguiu chegar ao patamar altíssimo dos dois primeiros livros da série, principalmente “O Discípulo” que continua a ser o meu favorito. Assim foram 4 estrelas no Goodreads que na realidade são mais um 4,5.

Quem já leu esta série, vamos a favoritos?! Livro, personagem, cena, etc. E já agora, quais foram as maiores desilusões? Comentem e quem ainda não leu esta série e é fã de policiais, estão à espera do quê? Recomendado, super recomendado! A todos, o meu muito obrigado, até à próxima e como sempre, boas leituras.

 

AMeninaSilenciosa5.png

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.