Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

autores-billboard

IMG_20190606_114933.jpg

 

 

Olá pessoal, Bom 2020 a todos, que tudo aquilo que ambicionam este ano se concretize. Qual é o livro que têm na vossa estante há imenso tempo mas que vai ser no próximo ano que o vão ler? Qual é o livro que está no topo da vossa lista de compras em 2020?

O livro de hoje é um daqueles que teve meses na minha lista de compras, mas que depois de o comprar na última Feira do Livro de Lisboa, também teve ainda mais uns meses para ser lido, e foi só agora em Dezembro (e como diz o Guterres: é só fazer as contas): A Minha Vida de Gandhi, editação portuguesa pela Editorial Bizâncio.

 

1.png

 

 

Como já tinha dito quando apresentei esta leitura, de vez em quando eu gosto de ler biografias, principalmente daqueles que deixaram uma marca profunda neste mundo. Nos últimos meses tive a sorte de ler duas muito boas, mas totalmente diferentes, quanto mais não seja porque Trevor Noah era um perfeito desconhecido para mim (eu sei, a ignorância está em altas aqui para o meu lado, desculpem lá!) enquanto que Gandhi é um dos nomes mais conhecidos em todo o Mundo (até por mim!) e por várias gerações.

 

2.png

 

Quando se pensa em Gandhi e numa biografia, pensa-se obrigatoriamente num livro de ensinamentos e frases bonitas para o Facebook, mas este livro, embora tenha muitos e bons ensinamentos, está longe de ser só isso. É, isso sim, uma biografia com relatos da vida de um homem que através de uma vida repleta de restrições, tentou melhorar o mundo em que vivia, principalmente a vida daqueles que o rodeavam, sempre com o objectivo máximo da procura da verdade.

 

3.png

 

Acompanhamos Gandhi nas suas viagens por vários países, entre eles India, Inglaterra e África do Sul. Sempre com a busca da verdade em mente, Gandhi leva uma vida simples em vários aspectos, rejeitando mesmo certas comodidades que o seu nome naquela altura já lhe permitiam usufruir, como por exemplo, viajar em terceira classe.

 

4.png

 

Goste-se, concorde-se ou não com as decisões que foi tomando, não há dúvidas nenhumas que Gandhi foi uma das personalidades mais importantes e influentes do século passado. Era muito disto que eu esperava nesta leitura, conhecer esta personalidade tão reconhecida pelo mundo fora.

 

5.png

 

Decidi dar 3 estrelas no Goodreads, porque gostei sinceramente desta biografia, que foi isso mesmo, uma biografia de uma pessoa muito simples, honesta e sem grandes entusiasmos seja sobre a sua vida, seja sobre o seu impacto sobre aqueles que privaram de perto com ele e aqueles a quem a sua mensagem chegou. Falar de Gandhi é muito mais do que falar de um homem ligado a uma religião específica, é bem maior que isso, uma referência para todos quantos admiram e querem conhecer as grandes figuras que passaram e marcaram a história da humanidade.

 

6.png

 

Não consegui dar uma classificação maior porque, mais uma vez (e já começa a ser um ódio de estimação) o tamanho da letra ia-me cegando e tornou a leitura mais demorada e cansativa. Isto com uma letra a sério podia ter 800 páginas, mas eu demoraria menos tempo a terminar e não tinha chorado tanto sangue pelos olhos! E vocês, também apanham muitos livros com letra pequena?

Espero que tenham gostado, que o vosso 2019 tenha sido tudo muito bom e que 2020 seja ainda melhor. A nível literário desejo a todos, muitas e boas leituras! Venha 2020.

 

7.png

 

 

8.png