Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

saldos-billboard

AlguémQueMeCale1.png

 

 

Olá pessoal, espero que estejam a aguentar esta enxurrada de reviews. Está quase em dia, só falta mais um pouco para estar actualizado. O livro de hoje é uma leitura bastante recente, já do mês de Dezembro e quis lê-lo porque sigo (não dessa maneira Stalker como vocês imaginam) a autora desde que a vi no @malucobelezapodcast e achei-a tão “boa onda”, animada, bem-disposta e com um grande sentido de humor que quando ouvi o primeiro episódio do seu podcast PSYCHOTERAPIA senti que estava ali uma pessoa totalmente diferente da persona da rádio, do Maluco Beleza e fiquei viciado no seu podcast e por seguir e conhecer a forma como vê o mundo, até porque temos aqui uma pessoa bastante inteligente e informada (claro que não estou a falar de mim…).

Foi por essa razão que assim que foi editado, pela Arena (Chancela Penguin Random House), tive que comprar este “Alguém que me Cale” da Joana Gama. Tinha a expectativa, e falei disso no post de “Nova Leitura”, de que este livro seguisse o mesmo registo do PSYCHOTERAPIA e assim foi. Dividido em O Princípio, O Meio e O Fim, este livro aborda o mais vasto leque de temas desde Sexo, Pilas e Strip Masculino até Velhice, Suicídio Socialmente Aceitável e Viver (sim, fui ver o índice… já disse, o inteligente aqui não sou eu…).

 

AlguémQueMeCale2.png

 

 

Gostei desta leitura porque em todos os temas vemos “a Joana”, a pessoa, sem filtros (ou com muito poucos), o que por vezes é assustador e nos faz pensar que é maluca mas também por outro lado no faz pensar, como me fez a mim, “Ah afinal não sou só eu”.

O modo como fala sobre qualquer tema, expondo-se “sem necessidade nenhuma” (porque acho que ninguém a obrigou a escrever este livro, digo eu…), da forma mais crua e honesta que um cérebro deve conseguir comunicar através da escrita é espectacular e embora já estivesse à espera disso, fico contente que não se tenha autolimitado e censurado, porque, e sem ser machista, é preciso ter tomates para se expor assim. Parabéns!

 

AlguémQueMeCale3.png

 

Embora exista uma diferença evidente entre nós (só uma?! Já vos falei da parte da inteligência não foi? Não é essa): a Joana é mulher e aqui O Carola é homem (embora já por esta página fora me tenham confundido com uma pessoa do sexo feminino), não deixei de me identificar com muitas das suas palavras e dos seus problemas.

Ainda que por vezes seja evidente o seu sentido de humor habitual, nota-se que fez deste livro um projecto sério e que evitou cair no erro de tornar alguns temas em comédia. Foi impossível ler este livro sem pensar em fazer o mesmo: passar para o papel todos aqueles que foram os temas e momentos que foram marcando a minha vida até agora. Talvez… e só talvez, eu não tenha os tomates da Joana.

 

AlguémQueMeCale4.png

 

AlguémQueMeCale5.png

 

 

Longe de ser um livro-guru que promete mudar a nossa vida, foi um livro muito bom de se ler e com o qual me identifiquei bastante, não tantos com as experiências de vida da Joana Gama, mas na forma com aquela cabecinha não pára, para o bem e para o mal. Daí até às 4 estrelas no Goodreads foi, literalmente, um click.

Espero que tenham gostado, comentem quais são os podcasts que seguem e porquê. Obrigado a todos, até à próxima e boas leituras.

 

 

AlguémQueMeCale6.png

 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.