Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

WOOK - www.wook.pt

AsPrimeirasQuinzeVidasDeHarryAugust.jpg

 

 

Olá pessoal, prontos para falar sobre livros?! Espero que estejam todos em casa e bem de saúde. Vamos lá… então o livro de hoje foi comprado com o único propósito de ser lido na terceira semana do #challengedomes da @fantasy.world97 e da @chuvadeletras_. Isto porquê?! Porque na terceira semana a escolha seria entre Poesia e Ficção Científica. Eu já expliquei que embora goste de poesia não consigo ler bem, tudo o que seja poesia, para mim, além de ser lido tem que ser interpretado e eu sou muito mau nisso e torna a leitura demasiado frustrante para mim. Por isso, só me restava a ficção científica e este livro tinha uma sinopse muito interessante.

Assim, escolhi “As Primeiras Quinze Vidas de Harry August” (título original: The First Fifteen Lives of Harry August) de Claire North, um dos pseudónimos de Catherine Webb, editado em Portugal pela Saída de Emergência. Este livro conta-nos a história do, nada normal, Harry August que vive a sua vida, morre e depois volta ao dia em que nasceu, com todas as memórias intactas de toda essa sua vida anterior, isto repetido quantas vezes queira Harry.

 

AsPrimeirasQuinzeVidasDeHarryAugust1.png

 

 

Depois na décima primeira morte, e como se não tivesse já curiosidade em saber se era o único com esta capacidade, Harry recebe uma visita com uma mensagem assustadora: o fim do mundo aproxima-se. A partir daqui vamos acompanhando as várias vidas (e consequentemente mortes também) de Harry, seguindo o seu relato, saltando entre presente, passado e futuro, como que em mundos paralelos que se vão influenciando e mudando uns aos outros bastando modificar um ínfimo pormenor para que mudanças aconteçam em larga escala.

 

AsPrimeirasQuinzeVidasDeHarryAugust2.png

 

A autora conseguiu criar um mundo completamente louco, diferente, mas sem nunca perder a coerência. Se ao início vamos sendo educados passo a passo como é que tudo funciona naquela realidade, a partir de certa altura, começamos a ver o desenrolar da acção e a perceber como tudo o que se passa ali afecta a uma escala inimaginável o passado, e afectando o passado, muda também o futuro.

 

AsPrimeirasQuinzeVidasDeHarryAugust3.png

 

Foi constante aquele sentimento de imaginar como seria ter esta capacidade de poder voltar atrás e mudar tudo o que quisermos mudar como que uma vida de oportunidades infinitas de viver com a memória dos erros cometidos e de como evitá-los. Mas aquilo que pode parecer uma bênção também é uma maldição, porque a cada nova vida, nasce também mais um monte de oportunidades de nos magoarmos e de nos magoarem, como em tudo, não podia ser perfeito.

 

AsPrimeirasQuinzeVidasDeHarryAugust4.png

 

A história essa sim, foi perfeita, adorei. Estive ligado a ela do início ao fim e recomendo este livro a toda a gente, nem que seja só para perceberem como é que a autora conseguiu construir um mundo perfeito do ponto de vista da coerência. Foram 5 estrelas e o título (ainda que possa ser provisório) de Melhor Livro do Ano!

 

AsPrimeirasQuinzeVidasDeHarryAugust5.png

 

É por isto é que gosto de participar nestes desafios de leitura que me obrigam a sair da minha zona de conforto, e se por vezes posso-me espalhar ao comprido num livro que não gosto, são muitas mais as vezes em que sou surpreendido e acho uma pérola, como este livro que veio naquela que eu pensava que iria ser a minha semana mais difícil do desafio.

E com vocês, qual foi o último livro que vos surpreendeu a ponto de ser um dos favoritos? Portem-se bem, mantenham-se protegidos o máximo que vos for possível, boas leituras e até à próxima!

 

AsPrimeirasQuinzeVidasDeHarryAugust6.png