Olá pessoal, espero que se encontrem bem e em segurança. Vamos falar de coisas boas, vamos falar de livros e hoje trago-vos mais um que foi a última leitura relativa às prendas de Natal. Como é que tem estado a correr o vosso ano em termos de leituras? Estão a ler mais ou menos comparando com o ano anterior?
Temos então “Chalana — A Vida do Génio” escrito por Luís Lapão e editado pela Prime Books. Confesso que de todos os jogadores que passaram pelo meu Benfica, Fernando Chalana é daqueles jogadores que os nossos pais falam, mas que nunca me deu muito interesse de saber mais sobre aquilo que foi e representou para o clube. Ora aqui estava uma bela oportunidade para conhecer aquele a que muitos chamam, tal como o autor, um génio.
Desde cedo o autor nos avisa que este livro está longe de ser uma biografia, embora eu me vá referir a ele como tal. Isto porque este livro não se trata de da típica biografia onde acompanhamos a vida da pessoa desde que nasce até à actualidade (ou até à data da morte). Este livro não é assim. É muito focado sim, no período inicial da carreira de Fernando Chalana desde o seu último ano nos juniores do FC Barreirense de onde saiu aos quinze anos para ser um dos maiores ídolos do Glorioso, onde se estreou ainda com 17 anos!
Estou cada vez mais a ficar fã de biografias, mesmo quando que à partida Chalana não fosse nem de perto nem de longe uma das pessoas que mais curiosidade me despertasse. Mas quantas vezes não ouvimos já dizer que não se deve julgar um livro pela capa?! Se não me tivesse sido oferecido, provavelmente era isso que teria acontecido. Eu sou do Benfica, mas não sou obcecado em saber tudo o que há para saber, seja sobre o clube, seja sobre os jogadores que por lá passaram.
Mas este livro foi uma enorme surpresa, porque não só fiquei a conhecer como era visto Chalana no seu auge, seja pelos colegas de equipa seja pelas pessoas simples que viram crescer, não em altura, mas em genialidade, o jovem Fernando, mas também fiquei maravilhado pela escrita espectacular de Luís Lapão. Escreve como se fosse fã, que o é, escreve como se tivesse passado horas a pesquisar a vida e os resultados de Chalana para que não lhe faltassem as perguntas, mas escreve também como quem conta uma história de um génio que agora valeria milhões.
Foi muito bom ler esta “biografia” e recomendo esta leitura a todos quantos sejam fãs e amantes do desporto. Há muito Benfica aqui, mas não há clubite nenhuma, é um livro espectacular, foram 4 estrelas no Goodreads! Já agora, há por aí alguém que me consiga aconselhar algumas belas biografias de desportistas?
Mais uma vez, muito obrigado a todos, espero que tenho gostado, fiquem bem e a salvo, melhores dias virão, enquanto isso não acontece lemos, lemos muito! Boas leituras!