Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

20180510_141804.jpg

 

 

Olá a todos. Chegada mais uma sexta-feira e na ressaca da Feira do Livro, mais conhecida por seca carteiras, hoje trazemos mais uma análise. O livro de hoje, foi uma das leituras de Maio (aliás a única das duas que faziam parte das Leituras do Mês, mas falamos sobre isso no sábado).

Falo-vos do livro/guia “Como Fazer Crescer o Seu Dinheiro Ao Longo da Vida” de Pedro Barata. O analista e gestor financeiro, há mais de década e meia, compromete-se a partilhar os seus conhecimentos através deste livro. Tinha como expectativa que este livro adaptasse à realidade portuguesa, as dúvidas que a obra de Tony Robbins levantara na minha mente.

 

Este livro é simples, quer na linguagem, quer na abordagem aos temas. Explica-nos em que devemos investir, qual o activo mais propício ao nosso investimento consoante a nossa poupança, a nossa idade como devemos ir gerindo isso ao longo dos anos.

“Não poupe o que sobra depois de gastar, mas gaste o que sobra depois de poupar.” Warren Buffett

Somos alertados para a evidente incapacidade do estado em ter condições para nos dar uma reforma suficiente para a nossa subsistência, muito derivado ao envelhecimento da população, diz o autor. Eu acrescento: também porque é sempre preciso acudir e salvar um qualquer banco mal gerido…

Entre acções, obrigações, fundos de investimento e imobiliário vamos andando pelas páginas e devo admitir que fiquei fascinado com a demonstração do poder da capitalização. Embora se perceba que nada é fácil, ficamos também a saber que nada é aquele bicho papão impossível de aprender. São-nos dados dois grandes factores chaves para a mudança drástica das nossas finanças: tempo e disciplina. Óbvio que quanto mais cedo começarmos melhor, mas nunca é tarde para pouparmos e investirmos de forma inteligente e, acima de tudo, informada.

O autor explica-nos os prós e contras de cada activo, não deixando por explicar outras formas de investimento, embora não as use, nem aconselhe ao investidor iniciado. A única lacuna que detectei foi a falta de informação sobre como os impostos podem afectar os nossos ganhos.

Livro muito bom. Aconselho vivamente, que o leiam, e que apliquem da forma que conseguirem os seus ensinamentos.