Olá caros leitores, mais uma vez venho aqui partilhar as minhas leituras, desta vez para este mês de Julho. De um lado temos um livro que comprei na Feira do Livro deste ano, e com o qual espero aprender mais um pouco porque já diz o ditado: "O saber não ocupa lugar". Do outro lado temos uma história com uma premissa fora do comum e que entra para aquela minha categoria "gostei da capa,li a snipose, chega. vou levar!"
"Seja o Melhor" de Marcus Buckingham
SINOPSE:
Começando com os best-sellers de um milhão de cópias - First, Break All The Rules e Now, Discover Your Strengths -, Marcus Buckingham iniciou o movimento de forças, que está a abalar o mundo, da área empresarial até aos órgãos governamentais e à educação.
Agora que o movimento está em franca aceleração, o último livro de Buckingham responde à pergunta fulcral: Como podemos actualmente aplicar as nossas forças para obtermos o máximo de sucesso no trabalho?
Pesquisas mostram que a maior parte das pessoas não está sequer próximo do pleno uso das suas forças no trabalho - de facto, apenas dezassete por cento dos trabalhadores acredita estar a usar todas as suas forças no seu desempenho profissional. O livro Seja o Melhor foi elaborado com o objectivo de mudar este facto através de um conjunto de seis passos, uma experiência de seis semanas que irá revelar a importância desconhecida das suas forças. Buckingham mostra como alcançar o controlo das suas qualidades e como redefinir a sua descrição de funções mesmo em frente ao seu patrão. Aprenderá:
• Por que razão as suas forças não consistem "naquilo que faz bem" e as suas fraquezas não consistem "naquilo que não faz bem".
• Como usar os quatro sinais de aviso para identificar as suas forças.
• Quais as medidas simples que pode tomar, a cada semana, para direccionar o seu tempo e trabalho para actividades que o fortalecem e manter-se afastado das outras actividades.
• Como falar com o seu patrão e colegas das suas forças sem parecer que está a gabar-se e das suas fraquezas sem parecer que está a queixar-se.
Um ritual semanal de quinze minutos que irá manter as suas forças no caminho certo durante toda a sua carreira.
Com um conjunto de exercícios que irão fazer parte da sua semana normal de trabalho e tácticas comprovadas por pessoas que aplicaram com sucesso as lições deste livro, Seja o Melhor irá proporcionar-lhe uma abordagem radicalmente diferente da sua vida profissional. Como parte do programa do livro, irá iniciar online um Strenghts Engagement Track, instrumento específico e eficaz, que já mostrou provas de ser a melhor maneira de medir o nível de uso das suas forças ou das forças da sua equipa. Pode ainda fazer o download das duas primeiras partes do conhecido filme Procura- se Tocador de Trombone.
O livro Seja o Melhor irá abrir um novo e entusiasmante território para si e para a sua organização. Junte-se ao movimento de forças e seja bem sucedido.
EXPECTATIVA:
Sempre que leio livros deste género, espero aprender alguma coisa nova que me ajude a evoluir e a crescer cada vez mais. A informação e a formação nunca é demais e por isso espero conseguir aplicar isto no meu dia-a-dia com o objectivo não de ser "o melhor" mas ser, isso sim, um pouco melhor todos os dias.
"O Poder" de Naomi Alderman
SINOPSE:
Quando as raparigas ganham o poder de causar sofrimento e morte, quais serão as consequências?
E se, um dia, as raparigas ganhassem subitamente o estranho poder de infligir dor excruciante e morte? De magoar, torturar e matar? Quando o mundo se depara com esse estranho fenómeno, a sociedade tal como a conhecemos desmorona e os papéis são invertidos. Ser mulher torna-se sinónimo de poder e força, ao passo que os homens passam a ter medo de andar na rua, sozinhos à noite.
Ao narrar as histórias de várias protagonistas, de múltiplas origens e estatutos diferentes, Naomi Alderman constrói um romance extraordinário que explora os efeitos devastadores desta reviravolta da natureza, o seu impacto na sociedade e a forma como expõe as desigualdades do mundo contemporâneo.
EXPECTATIVA:
Com uma sinopse destas, uma capa bem viva e contrastante, quem é que resiste?! É verdade que o meu critério (se é que lhe podemos chamar de critério) de selecção de compras é uma piada em si mesmo, até para mim, mas tendo como base uma premissa tão "fora" não podia deixar este livro quieto na prateleira sem o levar, pois o risco de morrer de curiosidade é um dos maiores flagelos da humanidade segundo um estudo científico que eu acabei agora de fazer!