Olá pessoal, vamos lá a uma opinião fresquinha. Esta foi a minha última leitura do mês de Janeiro, e como disse quando fiz a apresentação como nova leitura, foi uma leitura que veio sendo adiada mês após mês, mas que finalmente consegui ler e acima de tudo aprender algo novo com este “Marketing Digital na Prática” de Paulo Faustino edição Marcador Editora.
Como já devem ter reparado este ano voltei a ler mais livros de desenvolvimento pessoal, em primeiro lugar porque gosto de aprender, mas também porque em 2019 negligenciei um bocado leituras deste género e acabei por acumular muitos livros por ler desde marketing, auto-ajuda, gestão de tempo e recursos passando também por psicologia, comportamento humano e até linguagem corporal. Digam-me gostam de livros de desenvolvimento pessoal? Já leram algum este ano?
Neste livro temos um curso exaustivo passando pelo mais básico dos conceitos de marketing, passando pelas diferenças marketing digital e o marketing tradicional, não esquecendo de ensinar, até ao mais ínfimo pormenor, como tirar partido desta excelente ferramenta que é a Internet para a promoção tanto de um projecto individual como de empresas.
Nota-se em todos os assuntos que o autor está bem informado sobre cada dos temas que aborda, dando dicas importantes sobre como em que estatísticas e parâmetros nos devemos focar para conseguirmos aumentar o nosso alcance através do marketing digital. Termos como persona, e-mail marketing, SEO (optimização para motores de busca), Landing Pages, que ao princípio podem parecer um bicho papão, mas que com a ajuda do Paulo Faustino, vamos conhecendo cada um destes termos e como podem ser muito úteis.
É um guia passo-a-passo, muito bem-apresentado, com recurso a imagens para uma melhor compreensão por parte do leitor. Devo dizer que para mim, se tornou demasiado exaustivo, mas não digo isto num sentido de crítica negativa, apenas não pretendo neste momento tirar partido de toda esta informação. Com esta leitura comecei a observar e cheguei à conclusão que ainda existem muitas empresas, mesmo entre as maiores do país, que ou não investem ou cometem erros de principiante.
Finalmente, dei-lhe 3 estrelas no Goodreads, porque é um bom livro técnico, não haja dúvida, mas que também como é fácil de compreender, tem muita coisa que a nível pessoal ainda não me sinto capacitado para investir tão exaustivamente neste aspecto. Se eu tivesse uma empresa para gerir e ainda tivesse preso no século passado, provavelmente essa empresa já não existiria para começo de conversa, mas este seria um manual fundamental a explorar pelo departamento de marketing. A esses, sim, aconselho vivamente este livro, tem conteúdo para aumentar e muito os vossos resultados. Aos que ainda exploram os seus hobbies e o seu dia-a-dia através de blogues e sites, também irão (tal com eu o fiz) tirar uns apontamentos muito interessantes. Mais uma vez muito obrigado, comentem e boas leituras!