Olá a todos e já sabem sexta-feira é sinónimo de bubadei… análises e opiniões sobre livros aqui no blogue.
O livro de hoje é mais um daqueles que se pode classificar como um pequeno-grande livro e um dos mais recomendados a por na lista de lidos do Goodreads. Pequeno no tamanho, até porque o meu é mesmo a versão de bolso, mas grande no seu conteúdo e na mensagem que a história entrega e na qual nos revemos em muitas situações.
Falo-vos do livro de Paulo Coelho, “O Alquimista”, que nos conta a história de um pastor que graças a um sonho repetido decide partir à aventura em busca da sua lenda pessoal. Ao longo do caminho vai encontrando obstáculos, mas também pessoas que o ajudam e ensinam a chegar mais longe. E ele vai fazendo o seu percurso desde um simples pastor de ovelhas até ao rapaz que mergulhou na Alma do Mundo que liga tudo.
“— E qual é a maior mentira do mundo? — indagou admirado o rapaz.
— É esta: em determinado momento da nossa existência, perdemos o controlo das nossas vidas, e ela passa a ser governada pelo destino. Esta é a maior mentira do Mundo.”
É fácil identificarmo-nos com esta história, todos nós temos sonhos e queremos segui-los, mas depois vem a realidade sempre pronta a dar cabo deles. O mesmo acontece ao nosso pastor de ovelhas, e como nós muitas vezes fazemos, também tem vontade de desistir e voltar para trás, para a sua zona de conforto, embora voltasse com os remorsos de ter desistido do seu sonho. São estes paralelismos entre a historia e a nossa realidade, que faz com que não queiramos largar este livro antes do fim.
“ »Só sentimos medo de perder aquilo que temos, sejam as nossas vidas ou as nossas plantações. Mas este medo passa quando entendemos que a nossa história e a história do mundo foram escritas pela mesma Mão.”
Parece um conto simples e até um pouco infantil, mas é preciso ser um adulto com alguma maturidade para perceber as mensagens nas entrelinhas. Gostei bastante e por isso recomendo, tal como um monte de gente o fez antes de mim, como uma leitura obrigatória.
“E como consigo adivinhar o futuro? Graças aos sinais do presente. No presente é que está o segredo; se prestares atenção ao presente, poderás melhorá-lo. E se melhorares o presente, o que acontecerá depois também será melhor. Esquece o futuro e vive cada dia da tua vida nos ensinamentos da Lei, e na confiança de que Deus cuida dos seus filhos. Cada dia traz em si a Eternidade.”