Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

saldos-billboard

ODiárioSecretoDeHendrikGroen1.png

 

 

Olá pessoal como estão? Ainda não estão fartos de mim como se eu fosse um velho muito chato e casmurro (que ligação tão bonita ao livro de hoje… de génio…)?! Pois bem, sendo assim aqui vem mais um review. Este livro esteve na minha lista de desejos, deixou de estar (pois, às vezes é preciso tirar uns para meter outros ou então a lista vai aos 300…) e entrou de imediato no carrinho de compras quando a Editorial Presença fez uma promoção espectacular no seu site.

Temos então “O Diário Secreto de Hendrik Groen aos 83 Anos e ¼”, autoria do próprio, sendo que o próprio é um pseudónimo. De quem? Não faço ideia… Digam-me pseudónimos de autores conhecidos e como são diferentes do “original”. Por falar em original, o título original é “Pogingen iets van het leven te maken”, sendo que como já ficou evidente em cima, a edição em Portugal ficou a cargo da Editorial Presença.

 

ODiárioSecretoDeHendrikGroen2.png

 

 

Quando li a sinopse fiquei muito curioso por ler este diário porque já esperava por algo divertido, o que se veio a confirmar. Gostei da história, da ideia de uma pessoa com aquela idade e com tempo livre de sobra se decide reinventar e escrever um diário para trazer mais um motivo de alegria ao seu dia-a-dia.

 

ODiárioSecretoDeHendrikGroen3.png

 

ODiárioSecretoDeHendrikGroen4.png

 

 

 

O sentido de humor da nossa personagem principal é um dos pontos mais positivos de todo o livro, criando desde o primeiro dia daquele diário uma ligação com o leitor. Foi giro acompanhar a realidade de um lar de idosos. Pareceu-me uma realidade bem descrita, com grande conhecimento de causa (ou investigação, vá-se lá saber quem é o autor) mas sempre com o bom humor de Groen a vir ao de cima.

 

ODiárioSecretoDeHendrikGroen5.png

 

ODiárioSecretoDeHendrikGroen6.png

 

 

Sendo um livro leve e com muita piada, não deixa de falar a sério e nos mostrar a realidade e a forma como se vai lidando com as mortes que inevitavelmente vão aparecendo. Também é muito informativo, com estatísticas, algumas delas do “arco da velha” (piada tão inesperada com a idade das personagens, nada previsível este menino!).

Não deixa de ser também um “abre-olhos” para o que aí vem, por mais novos ou já não tão novos que sejamos, mas acima de tudo serve também para reflectirmos sobre a forma como tratamos os nossos velhos (para mim chamar idoso é que é ofensivo), seja enquanto sociedade, governo, instituições e, mais importante ainda, a nível individual. (olha ele a falar a sério, viram?!)

 

ODiárioSecretoDeHendrikGroen7.png

 

ODiárioSecretoDeHendrikGroen8.png

 

 

Por tudo isto é um livro que recomendo, embora não consiga dar mais de 3 estrelas no Goodreads (será um 3,5 na realidade). Se calhar estou numa fase meio forreta quanto às avaliações, não sei, podem ser coisas da idade! (vai ser o resto do texto nisto, habituem-se!).

Obrigado por, mais uma vez, estarem desse lado, comentem e já sabem boas leituras!

 

ODiárioSecretoDeHendrikGroen9.png

 

ODiárioSecretoDeHendrikGroen10.png

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.