Olá pessoal, como vão essas leituras?! Já passámos a metade do ano, quais foram os vossos livros favoritos até agora?! Vou confessar já que este ano tenho tido muitas boas leituras, poucas desilusões, mas também ainda não tive muitos daqueles livros que em 5 estrelas, valem 10 e que nos marcam para vida e dos quais não vamos esquecer a história (pelo menos até o Alzheimer decidir vir chatear a memória alheia).
Vamos então falar de “Onde Cantam os Grilos”, editado pela Cultura Editora e da autoria da portuguesa Maria Isaac. Nunca imaginaria que com este nome a autora fosse portuguesa, até porque há mais Marias na Terra (lá estou a abusar da minha sorte e a gozar com nomes, como se Nuno fosse um nome de jeito…). Esta é a história de Formiga, um bebé abandonado num cesto na Herdade do Lago. Herdade essa, já bem recheada de mistérios, lendas e maldições, muitas das quais serão abordadas e descobertas pelo então jovem Formiga.
Todo o relato é feito pelos olhos desta criança, que conhecia aquela herdade como a palma da sua mão, sabendo todos os seus recantos e onde se podia esconder para dar liberdade à sua inesgotável curiosidade e ouvir cada conversa e saber assim todos os segredos da Herdade do Lago. Acompanhar Formiga em cada uma das suas aventuras torna-o quase nosso, conseguimos ver nele a criança que fomos um dia, seja na inocência, seja nos nossos medos de criança.
Todo o cenário antigo também é bem retractado, mostrando as péssimas condições em que muitas pessoas acabavam por viver, apesar de terem trabalho. Para quem não conhece este tipo de cenários, mais antigos e antes de existirem algumas das mordomias que hoje temos, parece irreal como é que mesmo assim haja a dedicação e o amor pelo trabalho e por aquela família, uma devoção como a do nosso Formiga.
Li este livro, propositadamente, de forma mais lenta porque ao contrário dos meus Thrillers, esta história não se foca assim tanto na acção, mas em cada uma das personagens desta herdade e por isso senti a necessidade de ir lendo lentamente e absorvendo cada traço de cada personagem.
Foi uma narrativa muito boa de acompanhar, com uma linguagem muito típica e real, o que torna esta história muito parecida a outras que realmente existiram nos tempos dos nossos avós e talvez por isso ache que este livro seja um presente ideal para oferecer às pessoas mais velhas, não há como elas não fazerem uma viagem ao passado, identificando o nosso Formiga em alguém que conheceram há muito tempo. Para os mais novos é um livro ideal para que percebam que muitas das coisas que hoje dão como garantidas, eram no passado uma autêntica miragem impossível de alcançar.
Foram 4 estrelas no Goodreads e um livro que recomendo a toda a gente, dos 8 aos 80 e a prova que apesar de haver muitas Marias na Terra, as portuguesas são as melhores! Comentem, boas leituras e até à próxima!
- Comprar "Onde Cantam os Grilos"
- Outra Review "Onde Cantam os Grilos" (Obsessões Literárias @Instagram)