Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

IMG_20190529_165315.jpg

 

 

Olá pessoal, então este tempo chuvoso dos últimos dias tem sido sinónimo de leitura? O que andam a ler? Já fizeram a lista de livros que vão pedir ao Pai Natal? Qual é a maior prioridade na vossa lista de compras? Para quem gosta deste tema do Holocausto, Segunda Guerra Mundial, Auschwitz, tenho uma grande sugestão: “Os Bebés de Auschwitz” (título original: Born Survivors) editado em Portugal pela Vogais.

Como fica fácil de antever este livro fala-nos de três mulheres (Priska, Rachel e Anka) que se encontravam grávidas quando foram levadas para Auschwitz em 1944 e como se sobreviver não fosse já complicado por si só, ainda tiveram que esconder a gravidez e depois de passado o tempo, incrivelmente, ainda conseguiram ter estas crianças e sobreviverem todos sem quaisquer condições e bem para lá do limiar da dignidade humana.

 

1.png

 

 

Ficamos a conhecer cada uma das mães e toda a envolvência e a noção que elas tinham daquilo que ia acontecendo, acreditando que muito provavelmente tudo se resolveria antes de ser tarde demais para que pudessem fugir. E foi isso que aconteceu, quando se aperceberam que a guerra estava longe de acabar já tinham sido levadas para os campos de concentração.

 

2.png

 

São muitas histórias de dor, de mortes, de injustiça e acima de tudo de falta de humanidade do ser humano. Aquilo que se passou naquele tempo parece tão distante para as novas gerações, mas reparem que ainda nem passaram cem anos, não foi assim há tanto tempo. E se muito foi feito neste pouco tempo, ainda há tanto por fazer e estas três histórias individuais de sobrevivência deviam servir de exemplo, um exemplo a nunca mais repetir!

 

3.png

 

Escolhi este livro para participar no tema do mês de Novembro do The Bibliophile Club: Livros passados num lugar que queremos conhecer. Claro que conhecer Auschwitz não é propriamente a coisa mais bonita de se ver, mas é com certeza um dos locais que mais quero visitar e sentir a atmosfera que será tão pesada, mas nada comparado com aquilo que os judeus passaram às mãos dos nazis. Acho que é uma daquelas viagens absolutamente essenciais, que nos faz pensar e pôr todas as nossas dificuldades diárias numa perspectiva completamente diferente.

 

4.png

 

E vocês que local gostariam de visitar? Há algum local que tenham ficado com curiosidade de visitar depois de o lerem num livro? Este foi uma nota muito fácil de dar: 5 estrelas no Goodreads. Um livro marcante, cheio de relatos dolorosos e fotos não menos chocantes, mas que no fim nos mostra que mesmo na maior dor ainda é o amor que sobrevive e que a espalhar seja sempre o amor e não o ódio. Recomendadíssimo!

 

5.png

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.