Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

WOOK - www.wook.pt

RelatoDoMeuSuicídio1.png

 

 

Olá pessoal, como vão essas leituras? As minhas têm corrido a um ritmo superior àquele que tinha projectado no início do ano, mas ultimamente tenho abrandado o ritmo, ando muito cansado e quem sofre com isso são os livros. No entanto, tenho tido a sorte de ler livros muito bons e interessantes.

Neste caso temos uma leitura que escolhi para participar no projecto da @obsessoesliterarias, Livros com Alma Lusa. A ideia do projecto é, como em outros casos, promover os autores portugueses. Vou usar este projecto para promover tanto os meus autores favoritos, como autores menos conhecidos da maioria dos leitores portugueses. Ou seja, venham daí essas sugestões 😉!

Temos então “Relato do Meu Suicídio” de António da Costa, editado pela Cordel D’Prata. Nesta história, e como o título deixa antever, temos Afonso um homem de 38 anos que se sentem derrotado pela vida e decide suicidar-se, saltando da ponte da Arrábida.

 

RelatoDoMeuSuicídio2.png

 

 

A partir daqui temos o relato tanto do passado como dos momentos que passa naquela ponte com pessoas que conhece e o querem demover dessa ideia, tentando-lhe mostrar que se por um lado todos temos razões que nos podem levar à loucura de achar o suicídio uma solução para o sofrimento, também nos mostram que o que não falta são razões para seguir em frente, independentemente das dificuldades da vida.

 

 

RelatoDoMeuSuicídio3.png

 

Primeiro que tudo, a editora define este livro como um Thriller, mas eu não consigo concordar. Acho que é “só” um romance, mas é um dos bons. Quem já leu este livro concorda comigo? Achei também uma história onde é impossível não nos identificarmo-nos com alguns dos dilemas da personagem principal. Outra coisa que foi constante ao longo do livro foi a referência a letras de músicas portuguesas desde Jorge Palma até Miguel Gameiro, mostrando que ainda há música que toca na alma das pessoas ao ponto de lhes dar outras perspectivas de vida e força para seguir em frente e não desistir.

 

RelatoDoMeuSuicídio4.png

 

Gostei muito da forma como acabou e embora naquela altura pareça anti climática, achei que foi a forma perfeita da história não perder a coerência, ao mesmo tempo que nos deixa a pensar nas oportunidades desperdiçadas na vida, não da do personagem, mas da nossa.

Adorava ver esta história adaptada ao cinema, tem o potencial para ser um daqueles filmes em que a conversa entre as personagens naquela ponte sobre as suas vidas, nos faria certamente pensar nas nossas. Filmes assim também são necessários para que compreendamos que não somos os únicos a ter problemas. Do autor, espero mais livros como este, foram 4 estrelas no Goodreads bem recheadas. Como sempre, desejo-vos boas leituras e até à próxima.

 

 

RelatoDoMeuSuicídio5.png

 

 

RelatoDoMeuSuicídio6.png