Olá pessoal, como estão?! Essas leituras têm sido boas? Contem-me tudo! O livro de hoje faz parte de uma série que há muito tempo me despertava o interesse, quanto mais não fosse pelas capas bastante peculiares com cada livro a ter um animal diferente na capa. Depois existiram duas coincidências engraçadas para comprar e ler esta série: Primeiro, as promoções espectaculares da @livrariawook que deram mais força à minha curiosidade por estes livros e depois porque soube que tinha sido criado um Clube de Leitura, organizado pela @mjoaodiogo e pela @mjoaocovas_livros_gosto, para a leitura desta série, um livro por mês. Isto, só por si, já é um desafio para mim, uma vez que não costumo ler livros da mesma série ou do mesmo autor em meses seguidos.
Sendo assim, temos o primeiro livro da Série Sebastian Bergman, “Segredos Obscuros” (título original: Det Fördolda) da dupla Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt, editado em Portugal pela Suma de Letras. A história começa por nos apresentar Sebastian Bergman um psicólogo que ajudava a polícia, sendo um especialista em casos de serial killers, mas que vê a sua vida destroçada à custa do tsunami que rouba a vida da mulher e da filha. No entanto, vê-se novamente arrastado para um caso de polícia quando é descoberto num pântano o corpo de um rapaz de dezasseis anos morto e a faltar-lhe o coração!
Sebastian Bergman é uma personagem muito carismática e é muito fácil simpatizar com ele, admirar a sua inteligência e a forma de pensar para além da norma, mas também é muito fácil perceber porque tanta gente no meio policial e ao longo da investigação o odeia e não hesita em entrar em conflito com ele. Também vamos percebendo os demónios que assolam a vida da personagem ao mesmo tempo que a investigação vai dando os seus passos, rumo à descoberta do assassino do Jovem Roger Eriksson.
Gostei da forma como os autores nos levam em várias direcções, mesmo até outros criminosos. A ligação entre todos estes casos paralelos foi muito bem construída, tendo um fio condutor do início ao fim, sendo o desvendar do assassino uma boa surpresa e muito bem protegida ao longo de toda a história.
Se há um ponto negativo a assinalar é o facto de os capítulos serem demasiado longos, embora estejam subdivididos pelos diferentes cenários onde se desenrolam partes da acção. Nem sei se podemos chamar a isto um ponto negativo, mas queria frisar este aspecto do livro.
Por fim, foram 5 estrelas fáceis no Goodreads. Ultimamente tenho dado 5 estrelas a muitos livros e das duas, uma: ou ando um “mãos-largas” ou então tenho tido muita sorte nos últimos tempos. Tenho muita curiosidade saber como é que a última revelação (quem leu, sabe do que falo) se irá desenvolver nos próximos livros.
Recomendo muito este livro e quem quiser que se junte a nós em Junho para a leitura do segundo livro da série. Participem, comentem, cuidem-se e boas leituras a todos. Até à próxima.
- Comprar "Segredos Obscuros"
- Outra Review: "Segredos Obscuros" (Maria João Covas, Livros? Gosto @YouTube)
- Outra Review: "Segredos Obscuros" (Maria João Diogo @A Biblioteca da João)