Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

saldos-billboard

SrMercedes1.png

 

Olá pessoal, bem-vindos a mais uma opinião. Este livro marca o início do meu primeiro desafio literário, #6mesesalerstephenking. Não sei se o hashtag é explícito o suficiente, mas este desafio consiste em ler um livro do Stephen King por mês, durantes os próximos seis meses. Isto não quer dizer que tenham que participar todos os meses (embora eu adorasse que o fizessem), mas a ideia é partilhar livros e opiniões das histórias daquele que é considerado o mestre do thriller e do terror. Concordam? Qual é o vosso escritor favorito em qualquer um destes géneros?

Para começar este desafio escolhi o primeiro livro de uma trilogia! Calma, já sei o que estão a pensar: “Então em 6 meses vais passar metade do tempo a ler uma trilogia?!”. Não, nada disso. Escolhi este livro porque assim fico já a saber se depois do desafio acabar ainda me vou lembrar desta história e se a curiosidade por ela aumenta com o passar do tempo! Sendo assim, temos então “Sr. Mercedes” (título original, o totalmente diferente: Mr. Mercedes) edição da Bertrand Editora.

 

SrMercedes2.png

 

 

Tudo começa quando o nosso Sr. Mercedes entra com um carro roubado (imaginem a marca…) por uma multidão de desempregados que se encontravam numa fila para uma feira de emprego. Para que a hipótese de acidente ficasse descartada, ele recua e volta a avançar sobre as pessoas. Resultado: oito mortos e quinze feridos. Pior que isso, ele ainda consegue fugir. E isso é um dos fardos que Bill Hodges, recém reformado, carrega.

 

SrMercedes3.png

 

Não contente com o facto de ter escapado impune, o Sr. Mercedes decide voltar e provocar Hodges e é a partir daí que tudo se desenvolve e o detective se vê obrigado a largar a sua deprimente reforma e ir atrás deste assassino, doido varrido, que parece estar de volta e pronto para atacar. É uma luta entre o bem e o mal, um jogo em que ambos querem jogar sujo, provocar o outro e em que se vê que dos dois lados a sanidade mental de cada um deixa um pouco a desejar.

 

SrMercedes4.png

 

 A forma como o autor nos vai levando neste enredo é espectacular, não só pelas movimentações em si, mas também pela viagem ao cérebro de cada um dos personagens. Stephen King tem uma escrita muito gráfica o que em cenas como a do atropelamento é doloroso de ler e sentimos o nosso coração a palpitar e a “ver” o filme todo a passar à nossa frente.

As personagens secundárias também são bastante interessantes, com personalidade e bem distintas umas das outras, mas o Sr. Mercedes é qualquer coisa entre um doido varrido e um completo alucinado que, no entanto, consegue disfarçar isto tudo fazendo, nos tempos livres, uma vida normal e insuspeita.

 

SrMercedes5.png

 

Gostei muito, mas por alguma razão não consegui dar-lhe 5 estrelas, por isso são umas 4 estrelas bem recheadas no Goodreads e um belo ponto de partida no desafio com este thriller. Estou curioso para saber como a história irá seguir a partir daqui, mas até terminar o desafio, não volto a esta trilogia. E vocês, qual foi a leitura que escolheram? Eu ainda não tenho o planeamento para os seis meses decidido, mas já está quase. Espero que mais pessoas se juntem a este projecto e que as vossas escolhas sejam grandes leituras.

Muito obrigado a todos, espero que gostem, que participem, que comentem e acima de tudo se divirtam, que isso é o mais importante. Até à próxima e boas leituras!

 

SrMercedes6.png

 

 

SrMercedes7.png