Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carola Ponto e Vírgula

Carola Ponto e Vírgula

TAG.jpg

 

 

Olá a todos, sejam bem-vindos. Hoje vou responder à TAG que vi no Blog “Livros e Papel”. Se puderem, visitem, vale a pena. Os bilhetes são 0€ com a taxa do IVA a 6%, ou seja, um blogue de primeira necessidade para quem gosta de livros, como eu!

Sem mais demoras, vamos a isto:

 

 

  1. Gostas de ler? Não, o que eu gosto mesmo é de juntar letras entre espaços durante umas centenas de páginas. Ah isso é que é ler?! Então pronto, sou capaz de gostar um bocadinho de ler.
  2. Qual foi o último livro que leste? Qual a tua opinião sobre ele? A Maldição de Hill House de
    Shirley Jackson. Foi o meu primeiro livro de terror e ainda assim estava à espera de mais, nem pesadelos tive (ainda).
  3. Com que frequência lês? Todos os dias.
  4. Qual foi o último mau livro que leste? O Mito da Singularidade de Jean Gabriel Ganascia. Para um livro (ainda por cima “técnico”) sobre o futuro, achei-o tão mau que ainda bem que já faz parte do passado.
  5. O que te faz não gostar de um livro? Não sou muito esquisito, mas quando a história nos dá uma pista ou algo que nos deixa curiosos e a imaginar todas as possibilidades para no fim nem voltar a explorar essa ideia.
  6. Gostarias de ser escritora? Até podia gostar, não tivesse esse pequeno transtorno de ter que mudar de sexo!
  7. Um livro que influenciou a tua vida. Não posso dizer que foi o que mais me influenciou, mas um dos que mais me marcou: Vozes de Chernobyl de Svetlana Alexievich. Este livro dói, mas serve de lembrança (que não nos vamos lembrar de certeza) dos riscos completamente desnecessários que corremos e de como conseguimos tratar os nossos semelhantes.
  8. Lês literatura erótica? Nunca li.
  9. Escreverias um romance erótico? Sem problema nenhum. Erotismo é o meu nome do meio. O primeiro é: falta de… Agora a sério, chegou-se-me uma ideia. Uma comédia erótica, que tal?
  10. Qual é o teu livro e/ou série favorito? Não sei se tenho algum favorito, mas o último que me encheu as medidas (até tive que engordar para ter umas medidas maiores) foi “Por Trás dos Seus Olhos” de Sarah Pinborough.
  11. Escritor/a favorito/a? Por ter sido à conta dele que desenvolvi o gosto e o hábito da leitura: José Rodrigues dos Santos.
  12. Género literário favorito Policial/Thriller/Suspense
  13. Género literário que não lês Os dois, mas por nenhuma razão específica: poesia e fantasia.
  14. Ficas sempre na tua zona de conforto na leitura? Talvez em termos de género, mas já li um livro de terror, por exemplo. Em termos de escritores, mais uma vez, não sou esquisito.
  15. Livros físicos ou e-books? Livros físicos 100%. Não tenho um único e-book (provavelmente será uma resolução para 2019: comprar e ler um e-book).
  16. Onde aprendeste a ler e/ou quem te ensinou as primeiras letras? Na primária.
  17. Os teus hábitos de leitura mudaram depois de teres o blog/canal? Sim, antes lia um livro por mês e tinha meses em que nem lhes tocava. Com o blog acabo por ler 3 ou 4 (eu sei que isto para alguns de vocês é feito numa semana) e foco-me num hobbie bem mais produtivo para o meu cérebro.
  18. Livro favorito na infância? Sou capaz de ter lido alguma coisa na infância, mas nada de relevante para eu me lembrar. Se incluirmos BD, lembro-me de ler alguns livros do Asterix.
  19. Personagem favorita. Não tenho
  20. Algum livro já te transportou para outro lugar? O objectivo que tiro da leitura é mesmo esse: viajar sem sair do lugar. Seja por cenários ou pelos pensamentos das personagens.
  21. Livro que gostarias que tivesse uma sequência. Por achar que ficou demasiado incompleto e com muitas pontas soltas por explorar: A Maldição de Hill House
  22. Livro que não necessitava de uma sequência. Ainda não li nenhum que tivesse achado que não merecesse, até porque foram raros os que li que fossem uma saga.
  23. Qual o teu pior hábito de leitura? Não ler os grandes autores clássicos!
  24. Quanto tempo levas a ler um livro? Claro que vai sempre depender do tamanho, mas diria que um livro de 400 páginas dá, nesta altura, para duas/três semanas.
  25. Gostas quando um livro é adaptado ao cinema/televisão? Se eu vir a adaptação primeiro que leitura do livro, eu não leio o livro (ex: 13 Reasons Why). Mas gosto quando um livro é adaptado e pena não serem mais ainda.
  26. Livro arruinado pela adaptação ao cinema. Não ando propriamente a inspeccionar isso ao mínimo detalhe. Leio o livro e vejo o filme quase como se fossem independentes.
  27. Lês jornais ou revistas? Qual preferes? Ao fim-de semana leio o Correio da Manhã e o Record quando vou beber café logo de manhã. Não gozem com os meus gostos: preciso de desporto e humor na minha vida!
  28. Lês na cama, casa de banho, automóvel, autocarro, praia, jardins públicos ou cafés? Maioritariamente na cama. Consigo ler na praia também, mas só por períodos curtos de tempo.
  29. Local favorito para ler. No Quarto
  30. É difícil concentrares-te na leitura? Já aprendi que se tiver com o mínimo de sono nem vale a pena tentar, tirando isso, consigo estar concentrado.
  31. Precisas de silêncio total para ler? Leio quase sempre com silêncio absoluto. A Teoria da música ambiente não funciona num amante de Heavy Metal!
  32. Quem te transmitiu o amor pela leitura? Acho que ninguém, mas sem saber a minha tia teve um papel importante. Porque foi enquanto procurava uma prenda de Natal para ela (e ela sim gostava de ler e eu sabia disso) decidi comprar um livro para ela e na mesma altura estava numa fase em que decidi procurar algo diferente, olhei para um livro e disse: vou levar um também para mim. E o resto é história!
  33. Escritor/a que gostaria de entrevistar. Não é que eu tenha jeito para isso, mas como sou um curioso pela forma de as pessoas pensarem e neste caso, escreverem: Pedro Chagas Freitas.
  34. Escritor/a que daria um/a excelente amigo/a. Realmente não sei, mas não me importava de ser amigo de muitos deles. Deve ser muito interessante conhecer a pessoa por detrás das obras.
  35. Livro que releu mais vezes? Eu ainda não desenvolvi o hábito da releitura, até porque os livros para ler são cada vez mais, mas O Alquimista do Paulo Coelho, já se encontra nessa lista restrita.
  36. Escritor/a clássico favorito/a? Como é um dos meus maiores defeitos literários, não tenho nenhum favorito.
  37. Livros que deviam ser indicados na escola? Livros sobre comportamento, como respeitar todos os que nos rodeiam (animais incluídos) e também educar financeiramente as crianças para saberem investir o seu dinheiro quando crescerem.
  38. Livros que deviam ser banidos da escola? Livros de ponto, para os putos poderem faltar à vontade! Falando a sério, nenhum!
  39. Preferes ler um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo? Gosto das duas formas de ler, mas actualmente leio um de cada vez.
  40. Qual a tua política de empréstimo de livros? Empréstimo sem opção de compra. Nunca se sabe se o CR7 dos livros está na nossa estante e quando o emprestamos, valoriza, e depois saia por meia dúzia de euros?! Não pode ser…
  41. O que estás a ler? Estou Viva, Estou Viva, Estou Viva de Maggie O’Farrell.
  42. Qual será a tua próxima leitura? “Quero, Posso e Mudo de Carreira” de Lourdes Monteiro e Alexandra Quadros, e “O Assassino Inglês” de Daniel Silva.

 

Também não vou nomear ninguém para responder à TAG, porque estão todos à vontade para manter esta TAG em movimento. Obrigado e até à próxima!